quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

"A Chave".

A pergunta que as pessoas mais me fizeram após as projeção do “Fractais”, foi: Onde você achou esse cara? A resposta mais simples é: “Eu tinha a chave.”.

Na verdade, assim como Janjão, eu sou cearense, e durante toda a minha vida li e ouvi de alguns artistas e intelectuais de minha terra, o quão rica é a cultura popular nordestina, e o quanto ela era mais valiosa que qualquer cultura estrangeira. O meu comportamento nesses momentos era ambíguo. Por mais que gostasse da idéia de viver em uma região culturalmente rica, me incomodava achar que John Coltrane, Michelangelo, Cervantes e por aí vai, seriam uma cultura menor. De fato, ao olhar para a cultura nordestina, via em muitos momentos a repetição de determinados temas que me envergonhavam em minha cultura, como o coronelismo, o machismo e o aproveitamento da fé. Por outro lado, o único discurso que se contrapunha a esse ufanismo cultural, era um discurso “cosmopolita” que era influenciado principalmente por uma cultura POP bem mercantilista ou por um pensamento europeu, e particularmente francês, que me cheirava a uma certa submissão. A questão que ainda permanecia era: Não gosto desse olhar da tradição que repete preconceitos, mas nasci com essa cultura riquíssima atrás de mim, o que fazer com ela? Foi então que passou pela minha mente a idéia de que alguém, em algum lugar, já deveria ter feito estas mesmas perguntas a si e que talvez tivesse essas respostas para me dar e que o local mais provável para encontrar essa pessoa seria em Juazeiro do Norte. Peguei a minha câmera e fui.

Eis aqui o que chamo de “chave”, ou seja, o questionamento. Foi ele que me levou a descobrir o Janjão. Foi ele que me fez andar nas ruas de Juazeiro batendo na casa de conhecidos de conhecidos atrás “dessa pessoa”, que não sabia, era o Janjão. Confesso que desde esse momento descobri uma coisa importante sobre os filmes e sobre o meu relacionamento com eles. Filmes, para mim, são como pontes, que me levam do lugar onde estava para onde estarei.

Na próxima postagem há um trecho que não entrou no filme e que foi a resposta ao questionamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário